A tecnologia avança a cada dia. Às vezes, fica até difícil compreendermos tudo o que está acontecendo. Afinal, são tantas novidades que surgem em espaços de tempo tão pequenos. Uma das mais recentes, que têm impactado o mercado e nossa expectativa para o futuro, é a criação do metaverso. 

Se algum dia a comunicação foi unilateral, essa não é mais a realidade do mundo. Agora, produtores de conteúdo, canais de mídia e seus consumidores constroem em conjunto uma realidade totalmente única, na qual todos dividem a mesma importância na construção deste novo universo. 

Desse modo, as marcas começam a mudar seu posicionamento digital, aproveitando as inúmeras oportunidades oferecidas para conquistar novos clientes e conseguir boas vendas. 

O metaverso e sua implementação na vida dos usuários

De maneira simplificada, o metaverso é um universo virtual compartilhado que busca oferecer uma experiência imersiva para todos os usuários. A ideia é que cada pessoa que integre o metaverso use seu avatar para conviver em um espaço realista criado no meio virtual. 

As novidades tecnológicas que crescem a cada dia no mercado possibilitaram essa mudança. Assim, a utilização de óculos de realidade virtual, fones e sensores de movimentos serão uma parte essencial da construção e imersão dos usuários no metaverso.

De acordo com Mark Zuckerberg, criador do Facebook, a criação do metaverso dentro de sua empresa é seu principal objetivo do momento. O magnata disse que a incorporação da nova realidade levará alguns anos, estimando entre 5 a 10 anos. O investimento que o dono do Facebook está colocando na viabilização do metaverso tem como foco melhorias mais rápidas no modelo, além de maior acessibilidade. 

Como o marketing pode usar o metaverso?

A criação de uma nova realidade abre portas para as marcas inovarem em seus respectivos setores. Afinal, dentro do metaverso será possível ir além de um simples jogo de realidade, como o clássico The Sims. 

A proposta do metaverso é proporcionar diversas experiências reais para seus usuários, como realização de reuniões de trabalho, shows, exposições, compras, passeios, entre tantas outras possibilidades. 

Alguns jogos interativos já estão adaptando seu formato para melhor aderir a essa mudança. O famoso Fortnite já disponibiliza para seus jogadores eventos próprios que acontecem apenas dentro de seu universo. Isso transforma a experiência em um momento único e possibilita o público a ter um vislumbre do que está por vir. 

Outro grande exemplo que mostra essa integração do mundo virtual com o universo das compras é o próprio Facebook e o Instagram. Eles iniciaram suas atividades apenas como redes de interação e conexão entre os usuários, mas agora já são marketplaces próprios, possibilitando os consumidores a iniciarem e terminarem um processo de compra dentro da própria plataforma.

Assim, à medida que este avanço chega até a realidade das pessoas, novas formas de vender produtos e serviços serão necessárias; uma vez que, dentro do metaverso, será possível passar por todo o processo de compra, desde o conhecimento da marca até a conversão e fidelização.

Ademais, a adesão das moedas digitais também será um diferencial do metaverso. Viabilizando uma nova forma de pagamento, as empresas deverão se adaptar a uma nova forma de moeda que vem ganhando força no meio digital, e abrirá seu leque de clientes e possíveis consumidores.

Conclusão

Oferecer a experiência completa que foca na jornada de um novo cliente em um universo digital será necessário para as empresas obterem sucesso nessa nova empreitada que o mercado está trilhando. 

Afinal, por não haver mais limites físicos limitando as ideias, as marcas podem e devem usar desse momento para crescer, explorar novidades e alcançar novos públicos. 

Metaverso à parte, você sabia que desde já pode utilizar o Facebook para gerar mais resultados para seu negócio? Veja Como gerar resultados utilizando o gerenciador do Facebook.